Educação Infantil e Rotina de Sala






Não é novidade para ninguém que a rotina é algo importantíssimo em tudo que se envolva os seres humanos. É importante que os alunos estejam preparados para cada momento que venha ocorrer durante a aula. Isso não quer dizer que a rotina deva ser algo engessado ou inflexível, pelo contrário, essa flexibilidade também deve ser programada. Estabelecer uma rotina evita muitos transtornos e torna toda a aula mais fluida. Deste modo, segue um plano de rotina de sala detalhado. Mas antes, devem-se considerar as características de suas necessidades, como professor, e de seus alunos e ainda as peculiaridades da aula do dia.

"É importante que os alunos estejam preparados para cada momento que venha ocorrer durante a aula".


ROTINA DE SALA DE EDUCAÇÃO INFANTIL


1.       Recepção dos alunos

Neste momento o professor recebe seus alunos em sala – é diferente da acolhida que acontece em algumas escolas, onde todos os alunos da escola estão juntos. É importante que você crie sua própria recepção, assim, seu aluno já vai saber o que vem em seguida e prepara-se mentalmente para outras atividades. No vídeo 5 atividades para conquistar a disciplina em sala de aula , o educador Estêvão Marques dá dicas de como fazer uma recepção diferente. Vale a pena conferir!


2.       Acolhimento

Usualmente é aquele momento que as professoras passam quase 20 minutos cantando “musiquinhas” infantis. Você pode fazer diversas coisas:

v  Cumprimentar os alunos, um por um, apertando a mão;
v  Conversar sobre o dia anterior, sobre temas ou historias que os alunos gostem. As crianças amam falar sobre eles mesmos e amam ainda mais quando são ouvidos. Você pode aproveitar para exercitar a atenção dos alunos neste momento.
v  Música de saudação e interação. Você pode criar sua própria música a partir de uma melodia.
v  Sorteio de canções: você pode fazer um sorteio do repertorio de canções ou pedir que os próprios alunos escolham a música.
v  Sequência de músicas: você criar uma sequência de canções e cantar com os alunos na ordem. Também pode mudar a ordem, os alunos vão dizer que está errado e qual música seria, significa que prestam atenção.


3.       Revisão

Neste momento, aproveite para retomar o que foi feito em uma aula anterior e observar a reação de seus alunos. Aproveite para repassar combinados, acordos e regras.


4.       Ida ao banheiro

Todo aluno quando chega à escola sente vontade de ir ao banheiro, principalmente os da educação infantil. Alguns professores, no inicio do ano letivo, costumam levar todos os alunos juntos e depois eles saem individualmente ou em dupla. Óbvio que a criança vai querer explorar esse percurso toda vez que sair, então reforce as instruções diariamente. Outro recurso útil é o crachá de identificação na ida ao banheiro.


5.       Atividades/trabalho

Tenha em mente que não são todos os alunos da educação infantil que conseguem manterem-se interessados nas atividades por muito tempo. Desta forma, não adianta fazer uma dezena de atividades. O importante é oferecer atividades específicas e relacionadas com o tema da aula. Em outro momento trarei mais sobre este quesito.


6.       Guardando o material

Esse momento é uma preparação para o seguinte. Peça aos alunos que recolham e organizem os materiais utilizados. Trabalho não é castigo! Trabalho é necessário!


7.       Lavar as mãos

Hábitos de higiene são interessantes de se trabalhar, como lavar as mãos antes de manusear o alimento.


8.       O lanche

Aproveite para reforçar laços de amizades e empatia. Deixe que os alunos escolham com quem sentar ou dividir o lanche, sem esquecer-se de monitorar e mediar os conflitos. É interessante que o professor também coma junto com os alunos, criando laços de confiança e aproximação. Ao final, pode-se incluir um momento para promover a escovação.


9.       Brincar

A criança aprende enquanto brinca. Através da brincadeira pode-se diagnosticar diversas dificuldades. Lembre-se: o brincar dos alunos também é um momento que requer a atenção dos alunos. Sugestões:

v  Brincadeira dirigida;
v  Jogos;
v  Brincadeiras espontâneas.
Obs 1: na brincadeira dirigida, o professor direciona a brincadeira e se inclui no processo.
Obs 2: guardar e organizar os brinquedos e materiais também pode ser divertido!


10.   Hora de ir embora

Agora é hora de acalmar os alunos. Escolha canções mais tranquilas. Também se pode tirar um tempo para deitar no chão ou sobre colchonetes. Isso deve ser feito antes da saída dos alunos para evitar aquele alvoroço na hora de ir embora.



Rayssa Priscilla Silva de Melo

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