Não é novidade para ninguém que a rotina é algo importantíssimo
em tudo que se envolva os seres humanos. É importante que os alunos estejam preparados para cada
momento que venha ocorrer durante a aula. Isso não quer dizer que a rotina deva
ser algo engessado ou inflexível, pelo contrário, essa flexibilidade também deve
ser programada. Estabelecer uma rotina evita muitos transtornos e torna toda a
aula mais fluida. Deste modo, segue um plano de rotina de sala detalhado. Mas
antes, devem-se considerar as características de suas necessidades, como
professor, e de seus alunos e ainda as peculiaridades da aula do dia.
"É importante que os alunos estejam preparados para cada momento que venha ocorrer durante a aula".
ROTINA DE SALA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
1.
Recepção dos alunos
Neste momento o
professor recebe seus alunos em sala – é diferente da acolhida que acontece em
algumas escolas, onde todos os alunos da escola estão juntos. É importante que
você crie sua própria recepção, assim, seu aluno já vai saber o que vem em
seguida e prepara-se mentalmente para outras atividades. No vídeo 5 atividades para conquistar a disciplina em sala de aula , o educador Estêvão Marques dá dicas de como fazer uma recepção diferente. Vale a pena conferir!
2.
Acolhimento
Usualmente é
aquele momento que as professoras passam quase 20 minutos cantando “musiquinhas”
infantis. Você pode fazer diversas coisas:
v
Cumprimentar os alunos, um por um, apertando a
mão;
v
Conversar sobre o dia anterior, sobre temas ou
historias que os alunos gostem. As crianças amam falar sobre eles mesmos e amam
ainda mais quando são ouvidos. Você pode aproveitar para exercitar a atenção dos
alunos neste momento.
v
Música de saudação e interação. Você pode criar
sua própria música a partir de uma melodia.
v
Sorteio de canções: você pode fazer um sorteio
do repertorio de canções ou pedir que os próprios alunos escolham a música.
v
Sequência de músicas: você criar uma sequência
de canções e cantar com os alunos na ordem. Também pode mudar a ordem, os
alunos vão dizer que está errado e qual música seria, significa que prestam
atenção.
3.
Revisão
Neste momento, aproveite para retomar o que foi feito em
uma aula anterior e observar a reação de seus alunos. Aproveite para repassar
combinados, acordos e regras.
4.
Ida ao banheiro
Todo aluno quando chega à escola sente vontade de ir ao
banheiro, principalmente os da educação infantil. Alguns professores, no inicio
do ano letivo, costumam levar todos os alunos juntos e depois eles saem
individualmente ou em dupla. Óbvio que a criança vai querer explorar esse percurso
toda vez que sair, então reforce as instruções diariamente. Outro recurso útil é
o crachá de identificação na ida ao banheiro.
5.
Atividades/trabalho
Tenha em mente que não são todos os alunos da educação
infantil que conseguem manterem-se interessados nas atividades por muito tempo.
Desta forma, não adianta fazer uma dezena de atividades. O importante é
oferecer atividades específicas e relacionadas com o tema da aula. Em outro
momento trarei mais sobre este quesito.
6.
Guardando o material
Esse momento é uma preparação para o seguinte. Peça aos
alunos que recolham e organizem os materiais utilizados. Trabalho não é
castigo! Trabalho é necessário!
7.
Lavar as mãos
Hábitos de higiene são interessantes de se trabalhar,
como lavar as mãos antes de manusear o alimento.
8.
O lanche
Aproveite para reforçar laços de amizades e empatia. Deixe
que os alunos escolham com quem sentar ou dividir o lanche, sem esquecer-se de
monitorar e mediar os conflitos. É interessante que o professor também coma
junto com os alunos, criando laços de confiança e aproximação. Ao final,
pode-se incluir um momento para promover a escovação.
9.
Brincar
A criança aprende enquanto brinca. Através da brincadeira
pode-se diagnosticar diversas dificuldades. Lembre-se: o brincar dos alunos
também é um momento que requer a atenção dos alunos. Sugestões:
v
Brincadeira dirigida;
v
Jogos;
v
Brincadeiras espontâneas.
Obs 1: na brincadeira dirigida, o professor direciona a
brincadeira e se inclui no processo.
Obs 2: guardar e organizar os brinquedos e materiais
também pode ser divertido!
10.
Hora de ir embora
Agora é hora de acalmar os alunos. Escolha canções mais
tranquilas. Também se pode tirar um tempo para deitar no chão ou sobre
colchonetes. Isso deve ser feito antes da saída dos alunos para evitar aquele
alvoroço na hora de ir embora.
Rayssa Priscilla Silva de Melo
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