fonte: Pixabay |
Existe uma polêmica muito grande em relação à idade certa para começar a alfabetizar uma criança. Segundo alguns pesquisadores da área da educação e profissionais, a idade certa é entre 6 e 7 anos de idade.
A legislação vigente no nosso país, que é a Lei de Diretrizes e Base da Educação nº 9394/96, diz que a criança deve - perceba que é uma obrigatoriedade, não uma opção - ser matriculado aos 04 anos de idade em uma escola, nas proximidades de sua casa. Por que eu estou dizendo isso? Porque a criança entre 4 e 5 anos de idade vai para a escola não para ler e escrever. Ela vai para desenvolver habilidades e competências, na intenção de ser preparada para a escrita e a leitura - que acontecerá nas séries iniciais, do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.
A verdade é que o fator que rege o aprender ou não a ler e escrever é a maturação biológica da criança. O que isso significa? Que para a maioria das crianças aprender ler acontece entre os 6 e 8 anos de idade. Mas também acontecem casos divergentes, como as crianças que com aprendizagem tardia - que eu não concordo com esse termo! -, ou seja, depois dos 8 anos de idade. Como também acontece antes dos 6 anos de idade. Obviamente que toda aprendizagem tardia deva ser acompanhada de perto e investigada.
Certo é que, quando a alfabetização é realizada de forma controlada - com avaliações formativas e diagnósticas frequentes - o professor já tem uma ideia se a criança de 6 anos terá ou não dificuldades da aquisição da escrita, e em alguns casos poderá identificar alunos que, possivelmente, possuam transtornos de aprendizagens.
Outros fatores também influenciam diretamente no "quando" aprender a ler, tais como: qualidade de ensino - qualidade no sentido do quanto o professor poderá dar atenção às necessidades do aluno - da escola que seu filho estuda e o quanto você acompanha seu filho nas tarefas de casa. Pois muitos pais se esquecem que em uma mesma sala de aula existem outras dezenas de alunos que também necessitam de atenção, por isso a forma como os pais lidam com a educação do filho em casa pode fazer muita diferença.
Existem muitas escolas realmente boas no Brasil, mesmo aqui no município de Águas Lindas de Goiás, mas nenhuma escola vai ter maior influência sobre a aprendizagem do seu filho como você tem!
Texto de Rayssa Priscilla Silva de Melo
Comentários
Postar um comentário